A primeira reunião de associados, na nova gestão da ACEO, foi um sucesso. Aconteceu sábado passado, dia 21, na Casa de José de Alencar, sob o comando da presidente Vera Coelho. Após os informes iniciais, Italo Gurgel fez uma apresentação em DataShow sobre a Cattleya walkeriana, a partir de arquivo preparado pela Vera. Seguiu-se uma oficina de cultivo da walkeriana, a cargo de Batista Demétrio.
A presença maciça de associados marcou esse encontro, no qual três novos membros se integraram à ACEO: Cláudia Sales, Rafaela Cláudia e Francisco Wantuir. O tradicional sorteio de orquídeas e outros brindes encerrou a reunião.
Olá,
…parabéns pelos encontros!! precisamos manter nossas Orquídeas.
Abraços,
Jorge
Hola alguien me ayude a entender cómo cultivar C walkeriana?
Mauro,
Para se cultivar Cattleya walkeriana você vai precisar de uma madeira consistente, tipo peroba. Você faz uma “caminha” sobre esta placa de fibra de coco ou sfagnum (musgo), fixa a orquídea e prende com cordão ou barbante. Não esqueça de colocar a etiqueta. Esta placa ficará uns dias na sombra recebendo enraizador. Quando começara a emitir raízes novas coloque-a em local alto do orquidário. Molhe e adube somente no final da tarde quando os estômatos estarão abertos.
Alguns orquidófilos colocam a placa dentro de um cachepot de madeira e as partes vazias são preenchidas com pedaços da madeira peroba.