A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) realizou nesse sábado, 16 de junho, produtiva reunião, marcada pela presença de alunos do Curso de Agronomia da Universidade Federal do Ceará, que falaram sobre doenças e pragas em orquídeas. Em seguida, os associados presentes participaram de confraternização em ambiente junino, onde uma farta mesa oferecia bolos típicos, canjica, milho cozido e muitas outras guloseimas, além do indispensável aluá.
Os estudantes Jonas Queiroz, Marcos Roberto e Eduardo Gabriel integram a empresa júnior Agronômica – Consultoria e Projetos Agropecuários. Na abertura da reunião, eles discorreram, didaticamente, sobre pragas e doenças mais comuns em nossos orquidários e ofereceram uma série de sugestões para combate aos agentes patógenos, com ênfase na utilização de defensivos naturais, controle biológico e uso de armadilhas, alternativas que não causam danos ao usuário nem agridem o meio ambiente. O auditório interagiu com os palestrantes, que foram muito elucidativos em todas as questões.
Seguiu-se a confraternização, durante a qual foram sorteadas diversas orquídeas do Orquidário Santa Bárbara.
As reuniões da ACEO acontecem no terceiro sábado de cada mês, a partir das 15:30h, na Casa de José de Alencar (Av. José de Alencar, 6055), em Fortaleza. Nelas são discutidos temas ligados ao cultivo de orquídeas e repassados informes do interesse dos associados. Há sempre, no final, o sorteio de orquídeas e outros brindes, entre aqueles que estão quites com a Tesouraria da entidade. Em frente ao auditório, sempre se forma uma pequena feira onde são comercializadas plantas e materiais utilizados no cultivo.te modelo de empreendimento do qual participam, na Universidade Federal, os estudantes Gabriel, Marcos e Jonas. As EJs são associações civis sem fins lucrativos, concebidas e geridas por estudantes de graduação. Elas têm como objetivo principal proporcionar aprendizado prático, aos alunos participantes, nas áreas em que estão sendo formados, além de aproximar a instituição acadêmica do mercado de trabalho. Em geral, elaboram projetos e prestam outros tipos de consultoria, atendendo às demandas em setores específicos.
EMPRESAS JUNIORES – Cabem, aqui, rápidas considerações sobre as empresas juniores, um importante modelo de empreendimento do qual participam, na Universidade Federal, os estudantes Gabriel, Marcos e Jonas. As EJs são associações civis sem fins lucrativos, concebidas e geridas por estudantes de graduação. Elas têm como objetivo principal proporcionar aprendizado prático, aos alunos participantes, nas áreas em que estão sendo formados, além de aproximar a instituição acadêmica do mercado de trabalho. Em geral, elaboram projetos e prestam outros tipos de consultoria, atendendo às demandas em setores específicos.
As empresas juniores também têm a missão de promover atividades formativas, como seminários, palestras e cursos, visando à preparação profissional de seus participantes. Na UFC, existem várias EJs, que atuam em áreas como Administração, Estatística, Agronomia, Publicidade e Propaganda, Geologia e diversas Engenharias.