Seminário traz a Fortaleza grandes nomes da orquidofilia brasileira

A Universidade Estadual do Ceará (UECE), através da Pró-Reitoria de Extensão, aliou-se à Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) para a realização do Seminário de Orquidofilia e Orquidologia. O evento, que traz à Capital cearense grandes cultivadores e pesquisadores das orquídeas, se realiza no próximo dia 23 de novembro, inserindo-se na programação do 7º FestOrquídeas de Fortaleza.

Serão três palestras, seguidas de debate, a terem lugar no auditório da Casa de José de Alencar, a partir das 14:00h. A entrada é gratuita. A ACEO apenas sugere a doação de alimentos não perecíveis (uma lata de leite em pó, por exemplo), que serão destinados a instituições filantrópicas de Fortaleza. Os participantes que estiverem regularmente inscritos farão jus a diploma expedido pela Pró-Reitoria de Extensão da UECE. As inscrições poderão ser feitas no dia e local do Seminário, mas, para assegurar vaga, aconselha-se fazê-lo, até o dia 08 de novembro, mediante contato com a Associação, através do endereço: aceo1977@yahoo.com.br

A agenda de palestras prevê:

  • “Princípios básicos para o cultivo de Cattleyas brasileiras” – José Alexandre Maluf (São Paulo-SP)
  • “Conservação de orquídeas: Cattleya granulosa & Cattleya labiata” – Lou Cristian Menezes (Brasília-DF)
  • “Ciências no cultivo de orquídeas” – Marcus Vinícius Locatelli (Viçosa – MG).

OS PALESTRANTES

José Alexandre Maluf

José Alexandre Martins Maluf, natural de São Paulo, é formado em Química Industrial e Engenharia Mecânica. Começou a interessar-se pelo cultivo de orquídeas nos anos 80, voltando-se para o cultivo “in vitro”. Atualmente, dedica seu orquidário às Cattleyas e afins, além de seus híbridos. Colaborou na edição dos livro: “A Joia da Bruxa” (Heitor Gloeden”, “Cultivo de Orquídeas” (AOSP – Associação Orquidófila de São Paulo) e “Aventuras e Causos de um Orquidófilo” (Manfredo Hübner). Apresentou vários trabalhos em exposições no Brasil, Peru, Venezuela, Estados Unidos e Japão. Também teve inúmeras participações como juiz nesses eventos. Em 2011, recebeu o Premio Dr. Carlos Nels,  do Núcleo Orquidófilo de Gramado, por serviços prestados à orquidofilia. É membro de diversas associações orquidófilas, inclusive da ACEO.

Lou Menezes

Lou Cristian Menezes, engenheira florestal, é Coordenadora do Projeto Orquídeas do Brasil e Chefe do Orquidário Nacional do IBAMA, em Brasília. Uma das maiores autoridades brasileiras em orquídeas, é autora de oito livros sobre as orquidáceas. Um deles, sobre a Cattleya labiata, a trouxe ao Ceará, onde realizou pesquisas nos habitats da “Rainha do Nordeste”. Reconhecida e respeitada mundialmente, Lou já foi homenageada com a denominação de várias orquídeas, como a Encyclia meneziana e a Gongora meneziana, dentre outras. Nada mais justo para quem já descobriu e descreveu cerca de 90 orquídeas em nosso País. Entre as muitas distinções que recebeu, inclui-se a Grande Medalha de Reconhecimento, outorgada pela Orchid Digest, dos Estados Unidos, “pelo mérito de seu trabalho de pesquisa no mundo das orquídeas”.

Marcus Locatelli

Marcus Vinicius Locatelli, engenheiro agrônomo e mestre em Solos e Nutrição de Plantas pela Universidade Federal de Viçosa, atualmente está concluindo o doutorado nessa área e cursando especialização em Proteção de Plantas, na mesma Universidade. Trabalha como autônomo na prestação de consultorias relacionadas a temas agrícolas e ambientais, também vem prelecionando palestras e ministrando cursos relacionados às orquídeas em diversas partes do País, além de consultorias em orquidários comerciais e amadores. É orquidófilo há 20 anos e autor do blog de divulgação científica relacionada às orquídeas “Orquidofilia & Orquidologia – Ciência agronômica no cultivo de orquídeas” – http://mvlocatelli.blogspot.com.br/

 

Deixe um comentário