A Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) realizou no último sábado, dia 19, sua reunião ordinária do mês de julho, que se mostrou uma das mais concorridas até o presente. O ponto alto da programação foi a palestra do Prof. Italo Gurgel, que se inspirou no tema “Tudo começou com a Cattleya labiata”.
Ele se deteve numa narração histórica sobre a coleta das primeiras labiatas, pelos ingleses, em 1817, em Pernambuco, e a descrição da flor, pelo botânico John Lindley, em 1821. Falou de como a labiata passou 70 anos “desaparecida”, passando a ser chamada de “a orquídea perdida”, e de sua redescoberta, em 1889. O palestrante se reportou ao sucesso desencadeado pela labiata, quando voltou a florir na Europa, e às sucessivas expedições de coletores, que perpetraram enormes pilhagens nas matas brasileiras. Italo lembrou que a ação predatória teve novos surtos no Século XX, dessa vez promovida pelos colecionadores brasileiros.
Hoje, a Cattleya labiata é considerada, oficialmente, espécie em extinção, razão pela qual a ACEO desenvolve um trabalho permanente de conscientização objetivando desestimular o comércio de plantas retiradas do ambiente natural.
DISTRIBUIÇÃO / CLASSIFICAÇÃO – Numa segunda parte da palestra, Italo falou dos locais onde ocorre (ou ocorria) a C. labiata no Nordeste, e das diferenças entre as flores oriundas do Ceará e aquelas originárias dos estados da Paraíba, Pernambuco e Alagoas. Seguiu-se uma explanação, fartamente ilustrada, da classificação cromática da flor.
Italo Gurgel ainda apresentou 10 razões para que a C. labiata seja considerada a Orquídea Símbolo do Brasil, começando pelo fato de ter sido a primeira Cattleya descrita. Lembrou a riqueza de suas variedades, sua adaptabilidade a quaisquer ambientes e também sua extraordinária beleza e perfume. O Prof. Italo tem procurado incentivar seus colegas a investir na qualidade de suas coleções de labiatas, de modo que o Ceará, berço de algumas das mais belas dessas flores, volte a ter destaque nacional no cultivo da “Rainha do Nordeste”.
INFORMES & SORTEIOS – A reunião do sábado teve, ainda, a seção de informes, quando a presidente Vera Coelho anunciou a realização, dentro em breve, de nova compra coletiva no Orquidário Santa Bárbara. Ao final, foram feitos os tradicionais sorteios de orquídeas. A associada ganhadora da rifa de uma Lc. Bella (Cattleya labiata x Laelia purpurata) foi Juliana Coelho.