Segue-se o que poderíamos chamar de uma breve reportagem fotográfica do que foi o I FestOrquídeas de Fortaleza, realizado no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre os dias 16 e 18 de novembro. Para os orquidófilos ou os simples amantes do belo, a exposição foi, de fato, uma celebração do amor à natureza.
As Laelia e o híbrido de Cattleya realçam no belo décor rústico criado por Marco Aurélio.
Pódium das plantas vencedoras. Ao lado, algumas das telas de Lucivald.
A luz do sol (filtrada) e a dos flashs iluminaram o FestOrquídeas.
O cenário do Centro Cultural Dragão do Mar valorizou a exposição.
Bom gosto da decoração e o toque de classe dos móveis da Rustic.
A variedade de espécies expostas encantou os milhares de visitantes.
sou apaixonada por elas. Infelizmente moro em apartamento e mesmo assim cultivo 30, entre cattleya, phaleanópsis; cynbidium, dendóbrium, brásia e outras que não sei identificar. Vou mudar para casa assim que vender meu ap. aí sim vou poder adquerir muito mais flores.
beijos para todos do norte e nordeste do nosso querido Brasil!
Gostaria de saber o nome de um produto que acabe com as cochinilhas, de preferência natural, e também acho que caramujos e lesmas estão comendo as raízes de minhas plantas, principalmente, Vandas e Phalaenópolis, e que posso usar para combater, e mais, estou achando as folhas das minhas orquídeas muito amareladas, o amarelo não é homogêneo é em manchas dispersas pelas folhas, o que fazer?
Dulce, para cochonilhas tenho algumas dicas: aplique óleo neem uma vez por semana na proporção 1ml/litro. Outra dica é a mistura de alho, pimenta do reino e álcool. Tenho uma outra receita de citronela, pimenta e neem. Escreva-me em pvt que darei todas as proporções. Para lesma é melhor a catação manual. A menos que tonha iscas nos vasos, tipo chuchu ou maçã. No dia seguinte verá que lesmas, tatuzinho e outros bichinhos estão pregados no chuchu. Meu e-mail é veracoelhov@gmail.com
Cristina, quando eu iniciei meu cultivo de orquídeas foi no apartamento. Quando atingiu a casa das 90 tive que mudá-las para um sítio. Quando for comprar a casa procure uma que tenha jardim ou quintal, assim aproveitará as árvores e a sua sombra. Boa sorte! Vera
Sempre adimirei as orquídeas, mas ate´o I FestOrquídeas de Fortaleza não havia adquirido ainda minha primeira Orquídea, sabe criança quando é presenteada, estava tão feliz que nada poderia mudar meu estado. Havia me presenteado com um tesouro da Natureza, pelo visto comecei bem por que adquiri de uma fonte segura e num breve papo, pude iniciar meus primeiros esclarecimentos sobre os mitos de dificuldade de cultivo dessa beleza da Natureeza.
Desde já agradeço e ficarei em contato para buscar conhecimento com vocês para num futuro confeccionar meu orquidário.
Um “chêro orquídeo” a todos.
Tenho lido suas respostas às mais variadas consultas que te fazem. Agora chegou a minha vez. Como estou iniciando neste ramo, preciso saber qual o melhor subsrato para plantar minhas novas orquídeas, e como distribuir em camadas no vaso pela ordem certa.
Me falaram nesta ordem: cacos de telha, casca de coco, líquem e carvão vegetal em pequenos pedaços. Por favor, corríja-me onde estiver errado, bem como me informe com é o seu substrato.. Desde já muito obrigado por suas informações. Theóphilo. tejotaerrece@gmail.com
Estimada amiga Vera Coelho.
Por favor me responda:
È possível uma C. Walkeriana abrir uma flor semi-alba em uma frente e uma flor tipo em outra frente ?
Meus cinceros agradecimentos. Jurandir.