
A reunião do mês de abril, na Associação Cearense de Orquidófilos, realizada sábado, 17, foi enriquecida com a presença do médico e orquidólogo mineiro Kleber Garcia de Lacerda Júnior, um dos mais respeitados estudiosos das orquídeas brasileiras e especialmente dedicado à pesquisa das catasetineas. O encontro teve lugar, como de costume, na Casa de José de Alencar, iniciando-se, às 15h30min, com os informes repassados pela vice-presidente Vera Coelho. Ela falou da excursão prevista para o próximo sábado, dia 24 de abril, à cidade de São Gonçalo do Amarante, onde os membros da ACEO passarão a manhã no orquidário público local, numa missão voluntária, ajudando no trato das plantas.
A palestra inicial ficou por conta da diretora de eventos, Juliana Coelho, que falou das catasetíneas (Catasetum, Cychoches e Mormodes). Em seguida, o Dr. Kleber, que se encontrava de passagem por Fortaleza, tendo sido convidado a participar do encontro, discorreu sobre a Cattleya violacea. Ele é um grande conhecedor das orquídeas da Amazônia, região onde passou 12 anos, em razão de seu trabalho como médico especialista em doenças tropicais.

Kleber Lacerda descobriu diversas novas espécies de Catasetum, Mormodes e uma Lycaste. Segundo o boletim Orchid News, publicado por Delfina de Araújo, além das espécies já descritas, o pesquisador tem várias descobertas ainda não publicadas (catasetíneas, Bulbophyllum e Laelia), em fase de estudos finais. Numa homenagem das mais merecidas, o botânico Pedro Ivo S. Braga, da Universidade Federal do Amazonas e Sócio Correspondente da ACEO, lhe dedicou a espécie Catasetum kleberianum, descoberta em 1981.
Tarde muito proveitosa e interessante!
O Sr. Kleber Garcia soube com simplicidade, conhecimento e amor nos passar informações valiosas sobre as belas orquideas da Amazônia. Meu agradecimento pessoal e volte sempre. Sucesso com suas plantas.
Através destes contatos, estou cada vez mais animada em ter mais e mais qualidades de orqúideas na minha coleção. Estão lindas.
Agradeço a todos pelos lindos comentários.
Anaide