Em Assembleia Geral realizada nesse sábado, 18, na Casa de José de Alencar, a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) elegeu nova Diretoria, que conduzirá a entidade no biênio 2022-2024. A presidente Michelle Canário foi reconduzida ao cargo, ficando a equipe assim constituída:
- Presidente – Michelle Canário Passos,
- Vice-Presidente – Alexandre Gonçalves de Araújo
- Primeira Secretária – Emília Helena Canário Passos
- Primeira Tesoureira: Stella Rubbo
- Conselho Fiscal e Deliberativo: Ana Maria Vasconcelos Coelho, Tânia Moisés e Thomaz Antônio Sidrim Carvalho.
Nos próximos meses, outros associados deverão integrar-se à Diretoria, ocupando cargos que ficaram vagos nesse primeiro momento.
A Assembleia Geral foi presidida pelo Prof. Italo Gurgel que, antes de inicia-la, prestou homenagem ao Dr. Estanislau Queiroz, ilustre associado recentemente falecido. Michelle Canário, que encabeçava a única chapa apresentada, discorreu sobre as realizações da ACEO no período administrativo que se encerra e sobre os projetos que pretende concretizar nos próximos dois anos. Também explanou sobre os empecilhos colocados pelo banco guardião da conta da Associação para liberar as informações necessárias à elaboração de uma prestação de contas. Com a eleição de nova Diretoria, esse problema deverá ser agora resolvido. Assim, a movimentação bancária da gestão passada será detalhadamente aclarada no mais breve espaço de tempo possível.
Os associados presentes sufragaram por unanimidade a chapa “Unidos pela ACEO”. Italo Gurgel proclamou o resultado da votação e, de imediato, deu posse à nova Diretoria.
Encerrada a Assembleia, foi feito o sorteio de plantas. Todos foram contemplados com variados exemplares de Oncidium, Phalaenopsis e híbridos de grande porte, muitos dos quais apresentando hastes florais em desenvolvimento.
Lamentável ver o declínio da ACEO que não consegue preencher os cargos constantes no Estatuto Social, como Diretor Técnico e Científico, Diretor de Patrimônio, Diretor de Comunicação e Diretor de Eventos. Com muito esforço conseguiu alguns nomes para não fechar às portas. Ver Coelho ex Presidente da ACEO.
Certamente a minha amiga esqueceu que passamos por um período de pandemia e que todos os setores da sociedade foram afetados.
O grau de compromisso com a ACEO pode ser medido por aqueles que não abdicaram de estar apoiando a associação em suas atividades. Portanto, sempre iremos te-la como nosso grande e eminente baluarte e exemplo na manutenção e condução da nossa ACEO, lamentando que voce não esteja mais com o mesmo espírito.
Os cargos assumidos estão perfeitamente dentro do estatuto e toda a eleição foi realizada no mais perfeito espírito democrático e lisura, o esvaziamento se deu por conta de toda evasão durante o período pandêmico, mas mesmo assim as actividades básicas sempre foram executadas pela diretoria anterior, que quero no momento aplaudir, de forma a que todos pudessem participar, bastando querer.
Esperamos rever todos os amigos e aficionados pela orquidofilia em nossos próximos encontros.