Criada a Associação dos Orquidófilos da Amazônia

Italo Gurgel e José Luiz Zanirato Maia
Italo (ACEO) e José Luiz (AOA) abrem portas para a colaboração.

Realizou-se dia 9 de setembro, em Manaus, a Assembleia Geral Extraordinária que criou a Associação dos Orquidófilos da Amazônia – AOA. Conduzida pelo médico e orquidófilo Kleber Lacerda, a assembleia elegeu a Diretoria e o Conselho Fiscal e Administrativo. À frente da entidade estarão o presidente José Luiz Zanirato Maia, da Fundação Centro de Análise, Pesquisa e Inovação Tecnológica – FUCAPI, e o vice-presidente Pedro Ivo Soares Braga, da Universidade Federal da Amazônia – UFAM.

A AOA terá como base territorial os estados que compõem a Amazônia Legal. Sua missão principal será congregar as pessoas e organizações interessadas no desenvolvimento da orquidologia, orquidofilia e orquidicultura e estimular o espírito associativo, executando atividades de aperfeiçoamento técnico e atividades sociais diversas.

A Associação Cearense de Orquidófilos – ACEO se fez representar, na assembleia do dia 9, por seu presidente, Ítalo Gurgel; pela vice-presidente, Vera Coelho; e pela secretária, Terezinha Gomes. Na ocasião, o Prof. Pedro Ivo, responsável pelo site www.orquideasdaamazonia.com.br, prestou homenagem à ACEO – que considerou “uma das mais atuantes entidades orquidófilas do País” – entregando a seu presidente uma medalha e um diploma de Honra ao Mérito. Ítalo Gurgel, que estava acompanhado da esposa, Tereza Neuma, agradeceu a homenagem e manifestou o interesse da Associação cearense de manter estreita colaboração com a AOA, objetivando o fortalecimento de ambas as entidades.

A Associação dos Orquidófilos da Amazônia já nasce forte, agregando a seus quadros não apenas colecionadores, mas também um grande número de estudiosos das orquidáceas, professores, pesquisadores e alunos de instituições acadêmicas sediadas na região.

Simpósio

A solenidade de criação da AOA aconteceu na semana em que se realizou, em Manaus, o I Simpósio João Barbosa Rodrigues. O evento, que propiciou um resgate da obra desse botânico – um dos mais importantes que já atuaram na Amazônia – constou de oficinas científicas e pedagógicas, palestras, exposições e atividades culturais. Nos dias 9 e 10, sucederam-se as palestras voltadas para o tema das orquídeas. Deste ciclo participaram, como expositores: Jefferson Valsko, da UFAM (“Orquídeas epífitas da RDS Tupé”), Eliana Fernandez Storti, do INPA (“Biologia reprodutiva de orquídeas”), Abrahan Minasian, do Orquidário Armênia (“Comércio de orquídeas e legislação florestal”), Monique Seregen, do ProClone (“Biorreator na produção de orquídeas”), João Batista Fernandes, autor de “Orquídeas Nativas da Amazônia Brasileira” (“Resgate de orquídeas em zona de garimpo”), José Luiz Zanirato Maia, da FUCAPI (“Metodologia científica no cultivo de orquídea”), Kleber Lacerda, médico e orquidófilo (“Cattleya violácea”) e Ítalo Gurgel, presidente da ACEO (“Cattleya labiata”).

18 comentários em “Criada a Associação dos Orquidófilos da Amazônia”

  1. Olá!! Sou uma admiradora e iniciante ,estou aqui em busca de informaçao sobre pessoas ou grupo com conhecimento em orquideas em Manaus,infelizmente nao soube sobre exposicao na cidade.
    E Parabens por esta iniciativas em nossa regiao.
    abços

    Responder
  2. Olá ! Sou admirador incondicional da beleza das Órquideas, e iniciante; assim como a colega “Roseli” , busco informação e pessoas ou grupos conhecedores do cultivo de Órquideas, gostaria ainda de manter contato com a AOA…
    Um grande abraço ! ! ! !

    Responder
  3. É com grande orgulho e satisfação que parabenizo o nascimento da AOA. Participo da APO Associasão Paraense de Orquidófilos e sei que todos nós temos muito a aprender com mais essa nova associação que já nasceu grande feito a nossa Amazônia. Parabéns e estamos à disposição. Um forte Abraço.

    Responder
  4. Sou admiradora e apaixonada por orquídeas, em Fortaleza, conheci a amiga de Vera Coelho, que me levou a conhecer alguns orquidários.
    Estarei em Manaus na primeira quinzena de novembro,
    gostaria muito de visitar um orquidário local.
    att.Gleideines.

    Responder
  5. Sou admiradora apaixonada por orquídeas, conheci o Orquidário Terra da Luz, em Fortaleza, Vera Coelho, e seu belíssimo trabalho em pról das
    das orquídeas pela ACEO.
    Estarei em Manaus na primeira quinzena de Novembro, gostaria muito
    de conhecer um pouco das belezas amazonense.
    at. Gleideines.

    Responder
  6. Moro em Uberlândia – MG e queria trocar e/ou comprar orquídeas dessa Terra maravilhosa. Sou nascida em Boa Vista – RR e queria ter umas espécies daí se possível

    Responder
  7. Amigo José Luiz, como está Associação dos Orquidófilos do Amazonas, e, como estão suas lindas Cattleyas? um forte abraço do amigo José Carlos.

    Responder
  8. Sou encantado por orquídeas. Moro no interior mais estou em Manaus. Quero saber onde fica a associaçao e como faço pra adquirir/comprar orquideas aqui em Manaus?

    Responder

Deixe um comentário