Tem impressionado os visitantes do 1º Natal das Flores da Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) a ótima qualidade das orquídeas em exposição. As diferentes variedades da cearense Cattleya labiata e a diversidade dos híbridos impressionam todos os que têm comparecido à Casa de José de Alencar, em Fortaleza, para ver, fotografar e adquirir orquídeas, além de outras plantas ornamentais. O evento, que se encerra às 17 horas desse domingo, dia 11, abriga tendas onde se expõem rosas do deserto, cactos, suculentas, bromélias, tillandsias, além de vasos, suportes, substratos, nutrientes e outros materiais utilizados na jardinagem. Também estão presentes as rendeiras e bordadeiras de Aquiraz, assim como o artista plástico Lucivald, de Pacoti, com suas telas retratando a natureza serrana. A venda de orquídeas ficou a cargo do Orquidário Santa Gertrudes, do Ceará. Por fim, durante o evento estão sendo arrecadados alimentos não perecíveis, que se destinarão aos moradores de rua.
A ACEO não previu, para esse evento, o julgamento e premiação de flores, como acontece em todas as edições do FestOrquídeas de Fortaleza. No entanto, em razão do sucesso da exposição, a Diretoria da entidade organizou, neste sábado, um júri informal, composto por associados não expositores, que apontaram as melhores flores em cinco categorias. São elas (acompanhadas do nome do cultivador):
Melhor Cattleya labiata – C. labiata var. amesiana (Alexandre Araújo)
Melhor espécie brasileira – Sophronitis cernua (Alexandre Araújo)
Melhor espécie estrangeira – Cattleya lueddemanniana (Italo Gurgel)
Melhor híbrido – Lc. Lina Cavalieri X Brassavola nodosa (Michelle Canário)
Melhor cultivo – Bc. Richard Miller (Herych Ximenes)
Ainda que se trate de um julgamento informal – não havendo, portanto, premiação – a ACEO parabeniza os cultivadores dessas plantas, que representam muito bem o avanço na qualidade dos orquidários cearenses, resultado palpável da atuação da entidade nos últimos anos.
Na manhã do sábado, o 1º Natal das Flores da ACEO recebeu a visita do orquidófilo Carlos Roberto Loiola, residente em Minas Gerais. Ele é autor do livro “A estrambótica aventura do senhor Martius von Gloeden – o Caçador de Orquídeas”, distinguido em Portugal com o Prêmio Literário Carlos de Oliveira. Roberto Loiola fez entrega de um exemplar da obra, que passa a compor o acervo da biblioteca da Associação Cearense de Orquidófilos.