Em seu endereço no Instagram – @aceo6270 – a Associação Cearense de Orquidófilos atingiu quarta-feira, 22 de abril, a marca de 3.000 seguidores. Esse desempenho pode ser considerado muito bom, dentro do segmento temático “orquídeas”. A marca foi atingida às 19:52h. Decorridas 24 horas, na quinta-feira os seguidores já somavam 3.044, o que revela um crescimento acelerado. No momento da postagem desta matéria, nesta sexta-feira, 24, a ACEO coleciona 960 publicações, 3.060 seguidores e segue 2.475 perfis.
O sucesso da página, criada a 20 de novembro de 2017, e que conquistou centenas de seguidores no mundo inteiro, pode ser atribuído à qualidade das fotos postadas. Na quase totalidade, as imagens são de plantas cultivadas no Ceará e fotografadas pelos membros da Associação. O Diretor de Comunicação, responsável pelas postagens, é bastante rigoroso na observância de critérios e busca mostrar, no feed, a grande variedade de cores e formas que caracteriza as orquidáceas. As fotos são seguidas do nome científico ou horticultural. Em seguida, identifica-se o cultivador (que, geralmente, é quem fotograva) e agrega-se o indicativo de sua vinculação à ACEO. Por fim, alinham-se as tags, ou seja, palavras-chaves que relacionam informações semelhantes e que remetem a conteúdos parecidos.
Os três maiores “fornecedores” de fotos para o feed da ACEO são os associados Herych Ximenes, Aldemir Vicente e Michelle Canário, presidente da entidade. Ademir é autor da foto campeã de likes: uma Cattleya labiata rubra, postada no dia 14 do corrente mês de abril e que já soma 451 “curtidas”. Vários outros membros da ACEO também marcam presença na página, embora com uma frequência menor. Observadas as 100 últimas postagens, além de Herych, Ademir e Michelle, aparecem fotos de Benoni Accioly, Daniel Feijó, Estanislau Queiroz, Fernando Lima, Gilberto Machado, Guaracy Paiva, Italo Gurgel, Juliana Coelho, Olinda Essetin, Vera Coelho e Yosef da Rocha.