Está à venda, para todo o Brasil, o livro “Orquídeas Nativas de Florianópolis”, fruto do trabalho de uma equipe multidisciplinar que teve, como coordenador técnico/científico e seu autor principal, o geógrafo e botânico Marcelo Vieira Nascimento. O conteúdo da obra, de 475 páginas, está distribuído em 12 capítulos (além da bibliografia):
- Introdução;
- Breve histórico sobre Florianópolis;
- A natureza de Florianópolis;
- A passagem de naturalistas e botânicos por Santa Catarina e Florianópolis;
- Marcos jurídicos e normativos para a biodiversidade biológica e a família Orchidaceae;
- Coleção biológica particular – Orquidário Amélia Cirimbelli Brillinger;
- Morfologia e estrutura botânica das orquídeas;
- As orquídeas nativas de Florianópolis – Seus gêneros e suas espécies;
- Laelia purpurata, a Rainha das Orquídeas do Brasil;
- As variedades horticulturais da Laelia purpurata;
- A lista atualizada de Orchidaceae no Estado de Santa Catarina;
- Glossário de termos botânicos;
- Bibliografia.
Ao discorrer sobre a Laelia purpurata, o livro conta a verdadeira história dessa orquídea, desde a primeira coleta, realizada por Gaudichaud em, 1831 na Ilha de Santa Catarina, passando pela mudança do gênero, marcos jurídicos e normativos, variedades horticulturais e outros aspectos.
Após quatro anos de intensos trabalhos de gabinete, revisões bibliográficas e, principalmente, expedições de campo em todo território do Município de Florianópolis (Ilha de Santa Catarina e área continental), o público em geral, os pesquisadores e cientistas poderão apreciar 287 táxons, sendo 285 espécies e dois híbridos naturais, pertencentes a 97 gêneros de Orchidaceae.
Destes táxons, 210 (73,2%) são epífitas, 58 (20,20%) são terrícolas, 17 (5,90%) rupícolas e duas hemiepífitas (0,75), ocorrendo em diversos fitofisionomias. Cento e trinta e cinco espécies e os dois híbridos naturais registradas para o Município de Florianópolis são endêmicas do Brasil e 98% delas são consideradas endêmicas da Mata Atlântica. Quarenta espécies foram registradas pela primeira vez para o Município de Florianópolis e sete novos registros para o Estado de Santa Catarina. Quatorze espécies registradas em Florianópolis são citadas como ameaçadas de extinção, por conta, principalmente, da perda ou destruição do habitat natural e coleta ilegal para fins comerciais.
Importante: a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO) não comercializa livros; apenas divulga o lançamento de obras representativas da Orquidofilia e Orquidologia brasileira. Quanto ao livro “Orquídeas Nativas de Florianópolis”, este pode ser adquirido:
- Na Fina Orquídea Livraria, através do site www.finaorquidea.com
- Diretamente com o autor, Marcelo Vieira Nascimento, pelo telefone (55) 48 99145928 (WhatsApp).
Sou uma amante da natureza, nasci, entre orquídeas na maior reserva ambiental do estado de São Paulo. A estação ecológica da Juréia. Quero muito adquirir este exemplar.