Pablo Figueiredo: divulgando com amor o cultivo de orquídeas

Pablo partilha a vocação médica com a orquidofilia.

As redes sociais têm sido utilizadas, nos últimos tempos, para difundir fake news e mensagens de ódio que, em nosso país, concorrem para alimentar a radicalização e agravar uma lamentável polarização entre os brasileiros. Pablo Figueiredo, aluno de Medicina da Universidade Federal da Bahia, foi noutra direção. Aproveitando o isolamento social imposto pela epidemia de coronavírus, ele começou a postar mensagens no Instagram, YouTube e Facebook, onde extravasa seu amor às orquídeas, mostrando sua coleção e falando dos tratos culturais que dispensa às plantas.

Comunicativo, usando uma linguagem despretensiosa e abordando temas do dia a dia dos orquidófilos, rapidamente ele foi conquistando seguidores. As postagens diárias no Instagram mostram detalhes que ganham importância para aqueles verdadeiramente apaixonados pelas flores: a pequena gema que anuncia uma nova haste, a raiz que começou a desenvolver-se, a espata cheia, o botão que está para desabrochar a qualquer momento… As regas diárias -abundantes, generosas – merecem destaque.

E não são somente as orquídeas povoam os stories. Pablo se interessa por plantas de um modo geral e dispensa cuidados, igualmente, às árvores do jardim e à horta doméstica onde plantou ervas aromáticas. Ele começou cultivando orquídeas na varanda do apartamento, na Capital baiana. Mas, por conta do excesso de vento, eram frequentes as perdas. Com a chegada da pandemia, transferiu-se para a casa da sogra, em um aprazível bairro de Lauro de Freitas, município da Região Metropolitana de Salvador. Foi ali que construiu um pequeno orquidário, que passou a servir de cenário para suas postagens. Surgiram as parcerias, como aquelas com Douglas Kruger (@douglas.kruger.90) e Associação Cearense de Orquidófilos (@aceo6270).

Ana Paula Lino: simpatia e conhecimentos.

As lives ganharam impulso quando, em outubro do ano passado, ele iniciou uma programação ambiciosa, que reuniu experts de todo o País para discutir temas como iluminação, regas, ventilação, adubação, doenças e pragas, etc. Tomaram parte nesses encontros semanais: Vanessa Merlyn, Breno Bueno, Roberto Martins, Leonardo Gariolli, Reginaldo Vasconcelos, Eloísa Militão, Francisco Deusvando e, representando a Associação Cearense de Orquidófilos (ACEO), Michelle Canário e Italo Gurgel.

Mais recentemente, Pablo abriu o leque temático das lives, que passaram a tratar do cultivo de outras plantas, já não se restringindo ao universo das orquídeas. É o caso da live com Ana Paula Lino, agendada para essa terça-feira, 2 de fevereiro, e que tratará de “Plantas floridas dentro de casa”. Ana Paula é especialista em plantas há 40 anos e, só no Instagram, reúne mais de 180 mil seguidores (@ana.paula.lino).

Siga Pablo Figueiredo: no Instagram (@pabloorquideas), no YouTube (veja o vídeo inaugural – https://youtu.be/JtnsdSYlUz0) e no Facebook (facebook.com/pabloorquideas).

Deixe um comentário