A Associação Cearense de Orquidófilos-ACEO promove, nos próximos dias 25, 26 e 27 de novembro, o 10º FestOrquídeas de Fortaleza, evento que já se tornou tradição e que, a cada ano, vem atraindo novos adeptos para o cultivo de orquídeas no Ceará. Além da mostra de orquídeas de coleção, haverá, no entorno, a venda de orquídeas, plantas ornamentais e insumos de interesse dos cultivadores. Também serão ministradas oficinas, estando prevista uma mesa redonda, com a participação de estudiosos das orquídeas e de questões ambientais, sobre as orquidáceas do Nordeste.
RENDAS E BORDADOS
Este ano, a ACEO abre as portas da exposição a uma importante manifestação da cultura cearense, que é a arte das rendeiras e bordadeiras. Tanto o cartaz oficial da mostra como o cenário da exposição vão exibir elementos de decoração ligados ao trabalho dessas artesãs. Observe-se que a Casa de José de Alencar-CJA, equipamento cultural da Universidade Federal do Ceará, onde se realiza o FestOrquídeas, é guardiã da Coleção de Rendas Luísa Ramos, uma das mais valiosas do Brasil em sua categoria.
Confira abaixo a programação e outras informações sobre o evento.
AÇÃO SOCIAL
A ACEO sugere aos visitantes a doação de alimentos não perecíveis, que serão destinados ao Instituto Cristo Rei (Av. Bezerra de Menezes, 1643), obra beneficente que abriga 50 crianças e adolescentes em contexto de vulnerabilidade.
ORQUIDÁRIOS
Estarão presentes dois orquidários comerciais, oferecendo dezenas de espécies e híbridos de orquídeas nacionais e estrangeiras: Orquidário Flores do Lago, de Minas Gerais, e Orquidário Santa Gertrudes, do Ceará. No entorno, haverá uma feira de plantas ornamentais (Adeninum, cactos, bromélias…) e de insumos de interesse dos orquidófilos (adubos, defensivos, vasos, suportes, substratos…).
TODOS PODEM PARTICIPAR
O FestOrquídeas é aberto à participação de todos os cultivadores. Não precisa ser membro da Associação Cearense de Orquidófilos. Há lugar para todos na tenda de exposição e na galeria das orquídeas premiadas. Um novo troféu será destinado ao primeiro lugar das diferentes categorias.
PROGRAMAÇÃO
É a seguinte a programação oficial do 10º FestOrquídeas de Fortaleza:
Sexta-Feira (25/11/16)
- 08:00h às 13:00h – Recebimento de plantas
- 13:00h às 14:00h – Julgamento
- 14:00h – Abertura da exposição
- 14:00h às 18:00h – Visitação
- 15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Gerson Paiva, da ACEO)
Sábado (26/11/16)
- 08:00h às 18:00h – Visitação
- 09:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Michelle Canário, da ACEO)
- 10:30h – Oficina de cultivo de orquídeas (Karime Soares, da ASSOPE)
- 12:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Hugo Leite de Albuquerque, da APO)
- 14:30h às 16:00h – Mesa redonda: “Orquídeas do Nordeste, um patrimônio ameaçado” – Mediador: Italo Gurgel (Diretor de Comunicação da ACEO). Debatedores: Roberto Otoch (Fundação Mata Atlântica Cearense), Hugo Leite de Albuquerque (Diretor Técnico da APO) e Marcelo Carvalho (Diretor Técnico da ACEO)
- 15:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Yasmin e Elza Ferreira, da ACEO)
Domingo (27/11/16)
- 08:00h às 17:00h – Visitação
- 09:00h – Oficina de cultivo de Adenium: Plantio e poda (Vera Coelho, da ACEO)
- 10:30h – Oficina de cultivo de Adenium: Polinização e enxertia (Thalles Gomes)
- 12:00h – Oficina de cultivo de orquídeas (Italo Gurgel, da ACEO)
- 14:30h – Oficina de cultivo de orquídeas (Aroldo Correa, do Orquidário Flores do Lago)
- 16:00h – Entrega de troféus
- 17:00h – Encerramento da exposição
SIGLAS:
- ACEO – Associação Cearense de Orquidófilos
- APO – Associação Paraibana de Orquidófilos
- ASSOPE – Associação Orquidófila de Pernambuco
(Fotos: Italo Gurgel e Casa de José de Alencar/UFC)